DIÁRIO DE BORDO
PROJETOS DE INTERVENÇÃO I
DIÁRIO DE BORDO
PROJETOS DE INTERVENÇÃO I
15/03: O grupo foi montado e foi definido o tema principal do Projeto de Intervenção.
16/03: Hozana iniciou a coleta dos materiais relacionados ao tema e compartilhou com o grupo. Também foram analisados os recursos disponíveis para realização dos projetos.
17/03: Após a realização de um mapa mental, Fábio inicia o desenvolvimento do Protótipo do Aplicativo utilizando a ferramenta Glide.
22/03: Fábio apresenta o Protótipo inicial, que foi aprovado por todos. O grupo recebe mais um integrante, Rodrigo, que inicia o desenvolvimento do logotipo do Aplicativo.
23/03: Rodrigo cria uma home page para servir de complemento as informações do Aplicativo. Fábio cria um drive no Google para armazenamento dos materiais e ideias. Natália elabora o Plano de Trabalho e a EAP - Estrutura Analítica de Projetos.
24/03: O grupo define o nome do Aplicativo que será Edutrânsito e o cronograma que será utilizado como ferramenta de organização dos prazos.
25/03: O logotipo oficial do Aplicativo é finalizado.
26/03: Todas as abas do site/home page já estão disponíveis. Troca do ícone do aplicativo e tratamento do dado para criação do Dashboard (Painel - Acidente de Trânsito com Vítimas não Fatais e Acidentes de trânsito com óbitos) no Power BI.
28/03: Fábio inicia o desenvolvimento do painel de estatísticas que conterá informações do Detran-SP. Natália elabora o cronograma oficial com os prazos de cada etapa do Projeto, até a sua conclusão.
30/03: Fábio finaliza o painel com os dados no PowerBI, que já é inserido no Aplicativo e na home page.
31/03: Fábio e Natália iniciam o desenvolvimento de um mapa dialógico na aula de Mapeamento Cognitivo que será utilizado como suporte nas informações que serão inseridas no App.
01/04: São definidas mais algumas ilustrações dos ícones do Aplicativo.
02/04: Adicionando o link no aplicativo saiba mais e direcionando para o home.
04/04: Rodrigo cria mais imagens para os ícones do Aplicativo. São discutidas pelo grupo possíveis alterações que deverão ser feitas em relação ao Painel de Estatísticas. Fábio apresenta a possibilidade de inserir Vídeos e Áudio no Aplicativo.
05/04: Rodrigo desenvolve mais uma ilustração para o ícone de “Condições Físicas”. Hozana realiza pesquisa sobre infrações e compartilha com o grupo.
07/04: Rodrigo elabora tutorial para o uso do Google Sites que será utilizado em Oficina da aula de Comunicação e Internet. Fábio e Natália avançam no desenvolvimento do mapa dialógico.
14/04: Hozana realiza levantamento sobre as infrações mais comuns cometidas no Estado de São Paulo para acrescentar no App.
15/04: Início da criação do dashboard com outra fonte de dados (INFOMAPA SP).
16/04: Adicionado o novo link do Power BI (Painel) no aplicativo
17/04: Fábio monta um novo painel de estatísticas (power bi) com as informações do INFOSIGA SP.
19/04: Fábio e Natália atualizam o Mapa Dialógico e compartilham com o grupo.
20/04: Atualização e inclusão do Mapa Dialógico no site.
25/04: Fábio inclui mais artigos de multas no Aplicativo. Após recebimento de orientação da Prof. Paloma, grupo discute a aplicação do projeto piloto e formas para recepção de feedback dos usuários.
26/04: Grupo define no cronograma o período que será aplicado o projeto piloto com os alunos do campus do IFSP e o que o retorno será através do Google Forms.
28/04: Inclusão dos ícones em todas as multas no aplicativo.
30/04: Apresentação do Projeto para a turma e professores Paloma e Alexandre, onde foi mostrada a evolução do projeto e disponibilizado o acesso ao App e Site para que a turma contribua com o aprimoramento dos mesmos.
01/05: Atualização dos ícones das multas.
02/05: Inclusão na home page de dados sobre crianças no trânsito.
04/05: Aquisição do domínio Edutrânsito.
05/05: Rodrigo realiza ajustes no site seguindo sugestões da Prof. Paloma e atualiza também o endereço do site.
06/05: Rodrigo faz a atualização do site.
07/05: Fábio atualiza os dados do BI e acrescenta mais um painel com top 10 cidades com maior número de óbitos por acidentes e altera o tipo de gráfico total de óbito por sexo.
10/05: Hozana organiza as referências bibliográficas e envia para inclusão no site. Natália e Fábio finalizam o mapa mental sobre o projeto na aula de mapeamento cognitivo do professor João.
17/05: Hozana, Fábio, Natália e Rodrigo se encontram em aula e trabalham em ajustes do projeto de intervenção, bem como demais projetos em andamento.
18/05: Fábio atualiza o Aplicativo e Rodrigo desenvolve os avatares dos membros do grupo e da orientadora.
19/05: Fábio e Natália finalizam o mapa mental do projeto e Rodrigo já publica no site.
20/05: Rodrigo direciona o Fale Conosco e a pesquisa (feedback) para o email do grupo do projeto e refaz o formulário.
04/06: Fábio inicia o processo para inclusão do Aplicativo na Play Store e Rodrigo confecciona as ilustrações.
27/08: Conclusão do Trabalho de primeiro semestre com a apresentação do Trabalho no II Seminário TIC e Educação no campus IFSP - Capivari.