MODERAÇÃO DE TRÁFEGO
MODERAÇÃO DE TRÁFEGO
MEDIDAS DE MODERAÇÃO DE TRÁFEGO
Estudos indicam que baixas velocidades, especialmente as menores de 35 km/h, reduzem drasticamente o risco de morte em acidentes de trânsito. Criar cidades mais seguras, quando há presença de carros, significa equilibrar a tensão inerente entre a velocidade dos veículos e a segurança de pedestres, ciclistas e ocupantes dos veículos motorizados.
LOMBADAS
As lombadas são elevações artificiais do pavimento que podem reduzir a velocidade, dependendo da sua altura e comprimento. Uma lombada geralmente é desenhada como seção de um círculo, trapézio ou curva sinusoidal. As lombadas podem ser desenhadas para diferentes velocidades e não se limitam a vias com baixo tráfego. Idealmente, devem permitir que os veículos circulem a uma velocidade determinada de forma constante ao longo da via e não desacelerem e acelerem antes e depois de cada lombada.
ALMOFADAS ATENUADORAS DE VELOCIDADE
As almofadas atenuadoras de velocidade são dispositivos de moderação do tráfego. Elas são desenhadas como várias lombadas pequenas e espaçadas, instaladas ao longo do eixo da via. Essas almofadas forçam os carros a desacelerarem, mas são diferentes das lombadas,porque permitem que veículos maiores, como ônibus e ambulâncias,movimentem-se melhor,sem atingi-las.
CHICANAS
As chicanas são desvios artificiais criados para desacelerar o tráfego.Levam a uma redução na largura do leito viário em um ou dois lados, podendo ser construídas em um padrão de ziguezague escalonado, que desvia os condutores da linha reta. Isso pode diminuir a velocidade veicular tanto em vias de um como de dois sentidos.
AFUNILAMENTOS
Os afunilamentos são extensões do meio-fio que estreitam a via, alargando as calçadas ou instalando faixas de vegetação, oque cria um ponto de gargalo para os veículos que circulam na via. Os afunilamentos reduzem a largura do leito viário,a velocidade veicular e a distância de travessia de pedestres.
EXTENSÕES DE MEIO FIO
As extensões do meio-fio são extensões da calçada, geralmente em interseções, reduzindo a distância de travessia e melhorando a visibilidade dos pedestres. Uma expansão da linha do meio-fio para dentro da faixa de rolamento (geralmente uma faixa de estacionamento) na esquina ou no meio da quadra pode reduzira velocidade dos veículos que fazem conversão e oferecer proteção aos pedestres.
TRAVESSIAS ELEVADAS
As interseções elevadas são elevações da via que reduzem a velocidade dos carros onde os pedestres atravessam, em uma interseção ou no meio de quadra. A área da interseção é elevada ao mesmo nível do pavimento do entorno e são construídas rampas para acesso de veículos à área elevada da interseção. As interseções elevadas podem ser combinadas com a extensão do meio-fio ou com o alargamento de calçada e com pilaretes na beirado pavimento para separar pedestres e veículos.
MINIRROTATÓRIAS
As minirrotatórias geralmente são ilhas centrais circulares localizadas no meio de uma interseção. O tráfego que entra precisa mudar de direção e de velocidade para desviar da ilha, criando um fluxo circular em um único sentido. Na maioria das aplicações, as rotatórias substituem os semáforos e a sinalização vertical, que regulam o fluxo em outras interseções.
ROTATÓRIAS
As rotatórias, interseções viárias desenhadas para tráfego circular, reduzem pontos de conflito em interseções de quatro aproximações e diminuem a velocidade do tráfego.O tráfego que passa pela interseção é regulado em sentido anti-horário, em países que dirigem na direita, ao redor de uma ilha de tráfego circular instalada no centro da interseção.