CONDIÇÕES ADVERSAS
CONDIÇÕES ADVERSAS
Condições adversas são todos aqueles fatores que podem prejudicar o seu real desempenho no ato de dirigir, tornando maior a possibilidade de um acidente de trânsito.
As condições adversas que podem causar acidentes de trânsito são:
LUZ - TEMPO - VIA - TRÂNSITO - VEÍCULO
MOTORISTA - PASSAGEIRO - CARGAS
AQUAPLANAGEM OU HIDROPLANAGEM
A aquaplanagem ou hidroplanagem é a perda de contato dos pneus com o solo devido à presença de uma camada de água no pavimento.
Este fenômeno ocorre pela combinação dos seguintes fatores:
Velocidade alta.
Quantidade excessiva de água sobre o pavimento.
Pneus com profundidade insuficiente dos sulcos(pneus carecas).
Pneus mal calibrados
CONDIÇÕES ADVERSAS DA VIA
DIRIGINDO EM ESTRADAS OU RODOVIAS
Antes de iniciarmos um percurso devemos procurar informações sobre as condições das vias que vamos usar, para planejarmos melhor nosso itinerário, assim como o tempo de que vamos precisar para chegarmos ao destino desejado.
NAS RODOVIAS
As velocidades são maiores mas o número de veículos geralmente é menor, o que predispõe o condutor a exceder a velocidade permitida, aumentando também o risco de acidentes, atém de cometer infrações de trânsito.
NAS ESTRADAS
Em certos locais, as condições de trânsito mudam devido à presença de tratores, carroças, animais, ônibus de excursão, caminhões de transporte, etc., tornando o trânsito mais lento e mais perigoso, exigindo uma atenção redobrada do condutor.
São muitas as condições adversas das vias de trânsito.
Listamos algumas para que você tenha idéia dos problemas que poderá enfrentar:
Acostamentos inexistentes, em mau estado ou com excesso de vegetação.
Curvas perigosas.
Aclives ou declives acentuados.
Largura da pista em tamanho menor ao ideal.
Desvios nas vias em obras.
Tipo de pavimento.
Desnível, depressão ou lombada.
Sinalização de trânsito ausente ou deficiente.
Vias mal conservadas com irregularidades e buracos.
CICLOFAIXA OU CICLOVIA
É a parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de bicicletas, sendo delimitada por sinalização específica.
Quando não houver local apropriado o ciclista deve utilizar o bordo direito da pista, na mesma mão dos demais veículos.
CRUZAMENTOS ENTRE VIAS
De todas as situações de trânsito, os cruzamentos são as mais delicadas, pois testam sua habilidade de motorista até os limites, incluindo todas as condições simultaneamente.
A área de cruzamento geralmente apresenta uma visibilidade reduzida; muitas vezes o condutor só consegue ver as pessoas e os veículos que cruzam a via quando já está muito perto deles.
Ao se aproximar de um cruzamento, independentemente de existir algum tipo de sinalização, o condutor deve redobrar a atenção e reduzir a velocidade do veículo.
CONDIÇÕES ADVERSAS DO TRÂNSITO
NAS VIAS URBANAS
O trânsito é mais intenso e mais lento, havendo maior número de veículos, mas existe uma sinalização específica para controle do tráfego com segurança.
CONDIÇÕES ADVERSAS DO MOTORISTA
ESTADO FÍSICO E MENTAL
São várias as condições adversas que podem afetar o comportamento de um motorista, sendo as mais comuns:
Fadiga (cansaço), dirigir alcoolizado, sono, pressa, fome, drogas, visão ou audição deficiente, perturbações físicas(dores e doenças).
Estados emocionais(tristezas ou alegrias),preocupações, medo, insegurança.
BEBIDAS ALCOÓLICAS
SINAIS DE EMBRIAGUEZ
Os principais sinais de embriaguez são as pupilas dilatadas e os olhos em geral estão mais sensíveis à luz; mãos e pernas tremulas(frias).
O álcool causa inicialmente um estímulo no cérebro, associado a uma sensação de alegria, de confiança e de força. Quando na direção de um veículo ele leva ao excesso de velocidade, à manobras para exibir habilidade e à confiança excessiva em si mesmo, no veículo, na via, etc.
O cérebro começa a perder a capacidade de resposta e coordenação, tirando e retardando as reações do condutor ao volante.
O motorista não percebe o que se passa ao seu redor perdendo a noção de distâncias e direções, como também o controle dos seus movimentos.